Sigla de Instituto Nacional de Seguridade Social. Subconta de despesas com pessoal que registra a parte do encargo social computada sobre a folha de pagamento, mas que representa ônus efetivo para a empresa, pois o recolhimento total feito para o INSS engloba também a parte que é ônus do empregado, deduzida do mesmo na folha de pagamento
Se você trabalha, provável já pensou em algum momento: "Quero parar de trabalhar e receber aposentadoria".
Quanto mais perto fica desse momento, começam a vir algumas perguntas, como:
"Devo parar de trabalhar agora ou esperar mais um pouco?"
"O que eu preciso para poder parar de trabalhar e receber a aposentadoria?"
"Qual tipo de aposentadoria paga-se mais? ”
“Como faço para pedir a aposentadoria? ”
Pedir a aposentadoria para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sem ter certeza se é a hora certa pode causar alguns transtornos.
Apenas o desejo de se aposentar não é motivo suficiente para pedir o benefício sem entender qual é a melhor opção no seu caso.
Para te ajudar, neste texto vou mostrar o que você não deve esquecer quando for se aposentar.
E também vou explicar como fazer um cálculo para descobrir qual caminho pode ser mais vantajoso para você seguir.
Uma pesquisa feita por um grupo de pessoas que cuida das lojas no Brasil e por uma organização que ajuda a proteger o crédito das pessoas mostrou que 4 de cada 10 brasileiros estão se preparando para parar de trabalhar quando ficarem mais velhos.
Muita gente pensa que é só chegar a uma certa idade ou ter trabalhado por um tempo suficiente, depois ir até um lugar chamado INSS, e pronto, já podem parar de trabalhar.
Só que na vida real não é tão simples assim.
Existem várias coisas que podem influenciar quando você pode parar de trabalhar, o quanto receberá, entre outros apontamentos.
Nos próximos tópicos, você vai ver o que não deve esquecer antes de decidir parar de trabalhar.
É importante lembrar que existem diferentes formas de aposentadoria.
Às vezes, as pessoas acham que só podem se aposentar quando têm uma certa idade ou depois de trabalhar por muito tempo.
No entanto, há várias maneiras de se aposentar, e depois de algumas mudanças nas regras, surgiram novas formas de fazer a transição para a aposentadoria.
Aqui estão algumas delas:
Cada tipo de aposentadoria tem suas próprias regras e, muitas vezes, o valor que você recebe pode ser bem diferente entre elas.
Quando você vai ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e escolhe um tipo de aposentadoria, está permitindo que outra pessoa decida como será o seu futuro financeiro.
Por isso, lembre-se sempre de considerar as opções e escolher aquela que se encaixa melhor na sua situação.
Procure um profissional especializado no assunto, assim poderá orientar a melhor regra para seu benefíco.
Os DOCUMENTOS, são muito importantes, necessitam estar em ordem, para não esquecer nada, inclui-se:
Cada tipo de trabalho precisa de documento diferentes.
Às vezes, a pessoa tem se necessitam trabalhar mais e outras menos tempo para aposentar.
Isso acontece quando o trabalho foi especial, quando foi no campo, quando não pagaram contribuição para a aposentadoria por um tempo ou quando a pessoa serviu o quartel.
É importante olhar todas as opções para ver como conseguir solicitar a aposentadoria em tempo oportuno.
Essas regras todas, iniciaram em 2019 com a reforma previdenciária através da Emenda Constitucional 103 de 2019.
É muito importante lembrar que isso é algo que não pode ser facilmente esquecido, e muitas pessoas cometem esse erro.
O Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou CNIS, é um documento que tem todas as informações sobre o seu trabalho e aposentadoria. O CNIS é usado pelo INSS para calcular quanto dinheiro você vai receber de benefício.
Se você quer se aposentar um dia, é muito importante checar se as informações no CNIS estão certas.
Um ERRO comum é pensar que as informações no INSS estão sempre corretas.
Aqui estão alguns exemplos simples do que pode acontecer:
Se alguma dessas coisas não estiver certa no CNIS ou estiver errada, isso pode fazer com que a sua aposentadoria demore mais para chegar ou que você receba menos dinheiro quando se aposentar.
Portanto, é muito importante procurar um profissional especializado.
No terceiro tópico falamos da necessidade de conhecer os tipos de aposentadoria. Não é incomum que um trabalhador tenha direito a mais de uma modalidade.
É de extrema importância que o segurado verifique se ele possui outra possibilidade de aposentadoria em data próxima a que irá preencher os requisitos por primeiro.
Isso se dá porque muitas vezes é possível garantir uma aposentadoria financeiramente mais rentável.
Na prática, há situações que em menos de 1 ano dobra o valor do benefício, por exemplo.
Hoje por volta de 91 % dos brasileiros com mais de 60 anos auxiliam ou sustentam a casa.
É comum os aposentados descobrirem quanto irão ganhar apenas quando recebem o primeiro pagamento. Desta forma, precisando voltar ao trabalho para uma renda extra.
Nesse mesmo seguemento por volta de 71% dos idosos afirmam, que continuam trabalhando afim de ter a renda extra para complementar e suprir suas despesas.
Vamos pensar nos dias de hoje:
Provavelmente um sálario mínimo não é suficiente para uma pessoa sobreviver, pagando aluguel, comida, e manutenção básica do lar, e se colocarmos valores em medicamentos que por sua vez ao decorrer da idade necessita.
Por isso que antes de ingressar com pedido de aposentadoria, teremos que fazer uma análise aprofundada, para sabermos qual é a melhor regra para efetivar essa aposentadoria, buscando sempre a mais vantajosa.
É preciso ainda analisar se tem alguma regra do Direito Adquirido, ou alguma regra de transição, que era lei no passado.
A aposentadoria é um processo que envolve muitos anos da sua vida de trabalho, como 25, 30, 35 anos ou ainda mais.
Aqui estão algumas dicas simples para mostrar o quão importante é entender esse assunto e perceber que a ajuda de um especialista pode fazer uma grande diferença para quem deseja se aposentar.
É normal enfrentar dificuldades ao lidar com tantos anos de contribuição. As regras, os documentos necessários e outras coisas podem tornar a aposentadoria um pouco complicada.
É por isso que planejar bem a aposentadoria é tão importante, já que todos queremos ter um futuro financeiramente seguro. Uma boa ideia é calcular quanto tempo você contribuiu e explorar diferentes opções.
Ter uma calculadora que te ajude e conhecer as regras da aposentadoria podem influenciar muito no quanto você vai receber. Por isso, ao tomar alguma decisão, consulte primeiro um especialista.
Lembre-se, depois que começar a receber a aposentadoria, não dá para voltar atrás.
Se você está buscando alguém para te ajudar a calcular a aposentadoria, nós somos especializados em previdência e temos a pessoa certa para te guiar.
Se quiser maiores informações, nos mande uma mensagem no WhatsApp no (11) 4273-0555, e teremos o maior prazer em te auxiliar.
Copyright © 2023 Garcia – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy